Suzuki Bandit 1250: Uma Big Naked na "Selva de Pedra"
Leandro Lodo
A primeira motocicleta da
maioria dos motociclistas é de baixa cilindrada. O baixo preço e a falta
de experiência são alguns dos principais motivos dessa escolha. Porém,
adquirir motocicletas cada vez maiores e subir de “cilindrada” é quase uma consequência para os apaixonados por motos.
Enfim, chega uma hora que você
opta em ter uma moto de um porte maior e dentre todas as motocicletas
com suas diferentes propostas, você escolhe uma Big Naked como a Suzuki
Bandit 1250, uma motocicleta com porte avantajado, potência máxima na
casa dos 100 cv e bem mais pesada que a sua primeira motocicleta.
Sabemos que ela se sai muito bem nas estradas,
mas e no dia-a-dia, será que ela passa entre os carros? Quanto ela
consome? Será que ela atende todas as minhas necessidades? Confira
abaixo a resposta dessas e de outras questões.
Tudo parado
Apesar do avantajado porte da
Suzuki Bandit 1250, seu tamanho não é um grande empecilho para
transitarmos por entre os carros, além disso, seu ótimo ângulo de
esterço facilita esse tipo de manobra. Caso seu grande porte atrapalhe,
basta voltarmos a ficar atrás dos carros e logo podemos seguir caminho com tranquilidade.
Mesmo com o trânsito
parado, é extremamente prazeroso ouvir o som dos quatro cilindros de
uma moto quando você a está pilotando. Além disso, estar na frente de
todos logo que abre o semáforo é quase que normal com um Bandit 1250,
uma motocicleta que possui exatamente 1.255 cm3 e aproximadamente 100 cv
de potência máxima.
No bolso
Certa vez ouvi um piloto experiente
dizer que quem compra avião não deve se preocupar com combustível, hoje
tenho certeza que ele estava certo. Em meio ao trânsito com tudo
“parado”, o consumo médio da Suzuki Bandit 1250 ficou entre os 12 Km por
litro de gasolina, tanta potência não iria sair barato.
Além do maior consumo dessas verdadeiras
naves, outro ponto a ser considerado deve ser o seguro contra roubo e
furto. O Seguro sem perfil e apenas contra roubo de uma Suzuki Bandit
1250 nova sai por R$ 4.000, preço semelhante do mesmo tipo de seguro
para uma Honda CB 1000R e para uma Kawasaki Z 1000, R$ 3.500.
Segurança
Uma Big Naked como a Suzuki Bandit 1250
proporciona grande segurança durante a pilotagem. Apesar dos freios não
possuírem o sistema antibloqueio (ABS), o sistema de freios da Suzuki
Bandit 1250 são extremamente eficientes, isso se deve aos poderosos
disco duplo na dianteira e simples na traseira.
Seu conjunto de suspensão com balança
articulada tipo link na traseira, copiam bem as irregularidades do
asfalto, apesar do piloto parecer que está em uma pista de motocross em
alguns trechos de grandes centros urbanos como São Paulo.
Seus largos pneus com medidas de 120/70
na dianteira e 180/55 na traseira proporcionam uma grande área de
contato com o solo, com a maior aderência dos pneus é possível ter mais
segurança na pilotagem, já que a perda de contato é minimizada.
Conclusão
Para quem quer uma Big Naked para o fim
de semana e também quer uma moto para o uso diário, a Suzuki Bandit 1250
é uma ótima escolha, principalmente pelo seu excelente preço público
sugerido de R$ 33.900, o mais barato da categoria. Entretanto, seu bolso
tem que estar preparado, assim como toda Big Naked, o consumo de
gasolina e o seguro contra roubo e furto pode ser maior do que o
esperado.
Ficha técnica
Motor Quatro cilindros em linha, refrigeração liquida, DOHC, 16 válvulas
Capacidade 1255 cm³ Câmbio 6 velocidades Potência máxima 98 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 11,01 kgf.m a 3.700 rpm
Quadro Berço duplo em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico tradicional com ajuste na pré-carga da mola, compressão e retorno
Suspensão traseira Balança oscilante com monoamortecedor fixado por links com ajuste na pré-carga da mola, compressão e retorno
Freio dianteiro Disco duplo flutuante de 310 mm de diâmetro com pinça de quatro pistões opostos
Freio traseiro Disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça de um pistão
Pneu dianteiro 120/70 ZR17
Pneu traseiro 180/55 ZR17
Comprimento total 2145 mm Largura 790 mm Altura 1095 mm
Entre-eixos 1485 mm Altura do assento 810 mm/ 830 mm, regulável em duas posições
Altura mínima do solo 135 mm Peso (em ordem de marcha) 247 kg
Tanque de combustível 19 litros
Cores Cinza, prata e preta
Preço R$ 33.900
Capacidade 1255 cm³ Câmbio 6 velocidades Potência máxima 98 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 11,01 kgf.m a 3.700 rpm
Quadro Berço duplo em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico tradicional com ajuste na pré-carga da mola, compressão e retorno
Suspensão traseira Balança oscilante com monoamortecedor fixado por links com ajuste na pré-carga da mola, compressão e retorno
Freio dianteiro Disco duplo flutuante de 310 mm de diâmetro com pinça de quatro pistões opostos
Freio traseiro Disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça de um pistão
Pneu dianteiro 120/70 ZR17
Pneu traseiro 180/55 ZR17
Comprimento total 2145 mm Largura 790 mm Altura 1095 mm
Entre-eixos 1485 mm Altura do assento 810 mm/ 830 mm, regulável em duas posições
Altura mínima do solo 135 mm Peso (em ordem de marcha) 247 kg
Tanque de combustível 19 litros
Cores Cinza, prata e preta
Preço R$ 33.900
Fotos: Paulo Souza/Marcio Viana
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