BMW R GS 1200 Rallye: Explore novos lugares

Paulo Souza
Famosa por sua valentia e imponência, a BMW R GS 1200 vem conquistando fãs desde o seu lançamento em 2004. Derivada da família GS, que está no mercado a mais de trinta anos, a linha de maior sucesso da marca alemã recebeu uma versão especial, a R GS 1200 Rallye, lembrando os modelos de competição como a antiga BMW R 80 GS Paris Dakar.
A versão especial chegou ao Brasil em setembro e será a última a possuir o excelente motor
boxer refrigerado a ar e óleo, pois a partir de 2013, chegará ao país o
novo modelo com arrefecimento líquido e a ar. A Rallye trouxe um charme
bem diferenciado, com motor na cor preta, cilindros em grafite e o seu
quadro pintado em vermelho, realçando ainda mais o modelo.
Aventureira
Com tanto estilo e beleza, fomos
conferir o comportamento dessa bigtrail no local onde ela se sente mais a
vontade, na estrada. Partimos de São Paulo com destino a cidade de
Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, e avaliamos todos os detalhes do
modelo.
O primeiro ponto a destacar na BMW R GS
1200 Rallye é sem dúvida o conforto, não só para o piloto, mas também
para o garupa. Essa motocicleta possui uma ótima posição de pilotagem,
que permite percorrer grandes distâncias sem sentir cansaço. Durante
toda a viagem, o garupa pode sentir a maciez do banco do passageiro, que
viaja tranquilamente sem querer parar no próximo posto para caminhar um
pouco.
Sua desenvoltura foi excelente durante
todo o percurso, graças ao seu motor com torque de 12,2 kgfm a 5.750
rpm, que proporciona um ótimo desempenho em baixas rotações,
principalmente na volta, quando subimos a serra. Sua potência de 110 cv a
7.750 rpm é mais do que suficiente para garantir uma excelente viagem
em qualquer tipo de terreno.
Sua ciclística é bastante equilibrada
com o conjunto de suspensões diferenciados da BMW. A dianteira possui
190 mm de curso com o sistema Telelever (ESA) e na traseira balança
monobraço de alumínio com 200 mm de curso no sistema Paralever (ESA).
Isso garante um perfeito desempenho nos mais variados tipos de terrenos
devido ao ajuste eletrônico das suspensões, onde podemos deixar a moto
com uma rigidez maior para uma tocada mais agressiva ou optar por
deixá-las mais macias para melhor absorção das irregularidades do
asfalto. Nesse caso, quanto mais tecnologia melhor!
Durante o percurso de ida e volta,
utilizamos pouco mais de dois tanques para realizar os cerca dos 650
quilômetros percorridos durante a viagem. A capacidade do tanque de
combustível deste modelo é de 20 litros e a média de consumo ficou entre
16 e 17 km/l, a mesma quantia que registrava em seu painel digital.
Essa excelente marca para uma motocicleta de 1170 cc pode ser ainda
melhor rodando a uma velocidade de cruzeiro ( próximo dos 120 km/h).
Técnologia
O painel da BMW R GS 1200 é completo e
possui inúmeras funções como, computador de bordo, diferentes níveis de
controle de tração, que podem ser desligados, Fuel Trip, que indica a
quilometragem que a moto ainda possui em relação ao combustível da
reserva, ajuste eletrônico das suspensões e ainda o controle eletrônico
da pressão dos pneus. Vale resaltar que a troca ou escolha desses
componentes é bastante simples, basta acionar o controle no punho
esquerdo do guidão e tudo acontece.
Além desses diferenciais, assim como as
demais versões, a BMW R GS 1200 Rallye ainda possui aquecedor de manopla
em dois níveis, piscas e lanternas em LED e cavalete central,
características presentes na maioria dos modelos da linha GS.
Outro diferencial é a sua transmissão
final por eixo cardã, bastante precisa no modelo, pois ajuda a reduzir
às vibrações, que já são baixas devido ao ângulo dos seus pistões, e
além disso, ainda evita manutenções periódicas. Apesar de possuir 229
quilos em ordem de marcha, a R GS 1200 é uma moto fácil de ser pilotada,
bem dócil, mas ao mesmo tempo uma máquina potente quando lhe é exigida.
O conjunto de freios é excelente, muito
preciso até mesmo em pista molhada. Na dianteira discos duplos
flutuantes de 305mm com pinças de 4 pistões e na traseira disco simples
de 265mm, ambos com ABS, garantem a segurança necessária para qualquer
tipo de viagem. Diferentemente de alguns outros modelos concorrentes, na
R GS 1200 Ralllye o sistema ABS pode ser desligado, o que facilita o
seu uso fora de estrada, que pudemos conferir durante nossa aventura.
Conclusão
Quando chegamos à cidade de Paraty,
fomos conhecer o famoso Centro Histórico. Ainda bem que estávamos na
companhia dessa bigtrail, pois algumas ruas do percurso ainda são de
pedras com diversos obstáculos naturais. Nesse ponto, a Rallye se
comportou muito bem e o conjunto de suspensão respondeu com vigor ao
passeio sobre as pedras. Pudemos pilotar também em pequenos trechos sem
asfalto, e não temos do que reclamar, essa motocicleta é uma verdadeira
guerreira.
Provida de muita tecnologia e com um
novo visual, a BMW R GS 1200 Rallye é uma moto ideal para quem gosta de
viagens e aventura, principalmente para explorar novos lugares. Devido a
sua proposta on/off road, essa bigtrail continua sendo o sonho de
consumo de muitos motociclistas aventureiros. Seu preço sugerido é de R$
80.900, mesmo assim, esse modelo é um dos mais vendidos entre as
motocicletas topo de linha da BMW.
O jornalista usou no teste Capacete LS2, Jaqueta e luva Race Tech e calça HLX.Ficha técnica
Motor tipo Boxer Bicilíndrico 4 tempos Refrigerado por ar/óleo 4 válvulas por cilindro
Cilindrada 1,170 cc
Potência máxima 110 cv / 7.750 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM 120 Nm a 6.000 rpm
Taxa de compressão 12.0 : 1
Diâmetro / curso 101 mm x 73 mm
Bateria 12 V / 14 Ah, maintenance-free
Câmbio 6 marchas
Transmissão Cardã
Suspensão dianteira BMW Motorrad Telelever com ESA
Suspensão traseira BMW Motorrad Paralever com ESA, balança traseira monobraço de alumínio
Curso da suspensão dianteira / traseira 190 mm / 200 mm
Distância entre eixos 1,507 mm
Trail 101 mm
Ângulo da coluna de direção 64.3°
Rodas Cast aluminium wheels
Roda dianteira 2.50 x 19"
Roda traseira 4.00 x 17"
Pneu dianteiro 110/80 R 19
Pneu traseiro 150/70 R 17
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes de 305mm com pinças de 4 pistões
Freio traseiro Disco simples de 265mm com pinça flutuante de 2 pistões
ABS Optional extra: BMW Motorrad Integral ABS (part-integral), can be switched off
Comprimento (mm) 2,210 mm
Largura (mm) 935 mm
Altura (mm) 1,450 mm
Altura do banco (mm) 850 mm / 870 mm (opcional)
Peso em ordem de marcha: 229 kg
Capacidade do tanque de combustível 20 litros (4l reserva)
Fotos: Hermes Oliveira
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