BMW HP4 chega ao Brasil em fevereiro

BMW HP4 chega ao Brasil em fevereiro
Em 2009 a BMW lançou
a superesportiva S 1000 RR, com muita potência e tecnologia, o modelo
rapidamente se tornou a referência no segmento. Recentemente, no
segundo semestre de 2011, uma nova versão do modelo foi lançada, a BMW
HP4, que em fevereiro se juntará ao time de motocicletas da marca alemã
comercializadas no Brasil.
Essa nova superesportiva, derivada da linha HP - abreviação de “High Performance” ou alto desempenho
em português – iniciou em 2005 com três modelos: HP2 Enduro, HP2
Megamoto e HP2 Sport. Porém, a HP4, como o próprio nome diz, é a única a
ter quatro cilindros, embora seus diferenciais estejam muito além dos
quatro “canecos”.
Ainda mais leve
A BMW HP4 está ainda mais leve que a
versão tradicional. A BMW S 1000 RR tem 178 kg de peso seco, enquanto a
nova versão possui apenas 169 kg de peso também sem fluídos, ou seja,
nove quilos mais leve. Para conseguir atingir esse peso, os engenheiros
da BMW optaram por utilizar diversas peças em fibra de carbono, como a
mesa, que traz a inscrição HP4 e alguns itens da carenagem.
Reduzir o peso de uma motocicleta
superesportiva é o mesmo que “tirar leite de pedra”, mas para conseguir
os nove quilos a menos, a versão HP4 ainda recebeu um novo sistema de
exaustão. Produzido em titânio, o sistema de escapamento Akrapovic
contribuiu com uma redução de 4,5 kg, além de alterar a curva de torque e
favorecer as médias rotações.
Diferenciais
Mais leve, a HP4 possui além dos
itens já presentes na S 1000 RR, como controle de tração, controle de
inclinação, módulo de pilotagem em quatro níveis (Rain, Sport, Race e
Slick), quick shift (assistente para trocas rápidas de marcha), a nova
versão também possui um Race ABS. O item de segurança já equipava a
versão tradicional, mas agora foi aperfeiçoado e está ainda mais eficiente, assim como o controle de tração.
Outra novidade é o Dynamic Damping
Control (DDC), um sistema de amortecedor eletrônico. A novidade é um
item inédito em motocicletas de série, trata-se de um sistema totalmente
inovador que verifica o pavimento e se ajusta automaticamente as
condições da pista, o que favorece a pilotagem dentro ou fora de um
autódromo.
O motor dessa verdadeira máquina das
pistas, mantém a mesma receita utilizada na S 1000 RR: um quatro
cilindros em linha de 999 cm3, refrigerado a líquido, com 193 cavalos de
potência máxima a 13.000 rpm e 11,45 kgf.m de torque máximo a 9.750
rpm. Entretanto, o motor da HP4 tem mais “força” entre as faixas de
6.000 a 9.750 rpm. Além disso, não há redução de potência entre os modos
Rain, Sport, Race e Slick, porém a entrega de potência é diferente em
cada um deles.
Ainda Melhor
Se não bastasse todos esses diferenciais
da versão HP4, a BMW ainda disponibiliza alguns acessórios para
deixá-la ainda mais Racing, chamada de HP4 competition. Trata-se de um
pacote de competição que conta com mais peças em carbono, pedaleiras e
manetes especiais, rodas em alumínio com acabamento em azul metálico e
adesivos diferenciados.
A BMW HP4 desembarca no país em meados
de fevereiro, quando passará a ser comercializada. Entretanto, se o
preço da S 1000 RR já era “salgado”, o preço da HP4 é uma salmoura. A
versão de entrada da HP4 terá o preço público sugerido de R$ 85.600, já a
versão Competition vai custar R$ 98.900. Mesmo assim, se a versão HP4
fizer o mesmo sucesso da S 1000 RR, vai ter fila de espera de
compradores esperando por uma destas.
Fotos: Divulgação
Fonte:http://www.moto.com.br
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