Honda GL 1800 Gold Wing: Potência e conforto na medida certa

Honda GL 1800 Gold Wing: Potência e conforto na medida certa
Paulo Souza
A moto topo de linha da Honda faz
sucesso há mais de três décadas e é conhecida atualmente pelo nome de GL
1800 Gold Wing. Muito avantajada e recentemente reestilizada ela chama a
atenção por onde passa, seja pelo seu grande porte, ou mesmo pelo seu
sofisticado conjunto de som bastante potente.
Durante o teste, rodamos cerca de 600 quilômetros com esta exuberante moto entre trechos urbanos
e estrada. Saindo de São Paulo em plena noite de sexta-feira
enfrentamos um pequeno congestionamento até chegar à marginal, onde o
trânsito fluía. Podemos dizer que é um sufoco trafegar com esta moto no
trânsito, mas é na estrada que ela revela todo o seu potencial.
Propulsor
Engana-se quem acha que pilotar uma
máquina dessas é difícil, a partir do momento que tiramos o pé do chão e
começamos a acelerar, a moto fica totalmente sob controle e seus
aproximados 400 quilos passam despercebidos. Isso não poderia ser
diferente, seu propulsor de 1832 cc é capaz de gerar um torque de 17
kgf.m a 4.000 rpm, ou seja, força o suficiente para controlar a moto
mesmo em baixa velocidade.
Este motor é um OHC de seis
cilindros opostos (boxer) alimentados por injeção eletrônica, que gera
118 cv de potência máxima. Na estrada
é uma delícia, com níveis quase imperceptíveis de vibrações seu motor
mantém bastante força em qualquer uma das suas cinco marchas. Sua
relação peso/potência pode parecer pequena, porém é suficiente para quem
deseja viajar sem se preocupar com as ultrapassagens.
Habitat Natural
Para avaliar o seu comportamento, fizemos uma viagem até a cidade
de Brotas, no interior de São Paulo. O primeiro ponto a destacar é sem
dúvidas o conforto que a motocicleta oferece, com guidão recuado e um
assento espaçoso e macio, o piloto viaja tranquilamente com uma ótima
posição de pilotagem. Já o garupa parece estar na poltrona de casa, com
encosto para as costas e duas opções diferentes para descansar os
braços.
Outro ponto que impressiona é a
agilidade desta moto, apesar de ter 1,70m de entre eixos, ela possui um
baixo centro de gravidade que a faz ficar bem próxima ao chão e
possibilita um ótimo ângulo de inclinação. Nas curvas, mesmo acompanhado
de garupa e bagagens, o piloto tem total segurança para deitar a moto.
O seu para-brisa frontal também ajuda
bastante na estrada desviando todo o vento do piloto, mas se quiser
sentir um ventinho no rosto, há uma pequena entrada de ar no centro do
para-brisa que pode ser aberta. Como cada piloto tem uma altura
diferente, o para-brisa ainda possui dois níveis de ajuste, embora esta
mudança deva ser feita manualmente.
Durante a viagem foi possível curtir as
paisagens ao som de muito Rock n’ Roll, isso por que a Gold Wing possui
um ótimo sistema com entrada USB e e auxiliar para conexão com MP3 e
celulares. Ao todo são seis alto-falantes, que ditam o ritmo mesmo
quando estamos em altas velocidades, mesmo para o garupa, que consegue
ouvir tranquilamente o som durante todo o caminho. Mas, cuidado para não
se distrair, pois são tantos os comandos de som, que podem confundir o
piloto.
Tecnologia Freios e Suspensões
Na bagagem, a Gold Wing traz muita
tecnologia e sofisticação, sendo a primeira moto a introduzir um sistema
de airbag, que para o nosso bem não foi acionado. O modelo também conta
com um exclusivo sistema de marcha a ré a partir de acionamento
elétrico operado por um simples toque de botão. Muito útil e prático até
mesmo em manobras com pisos inclinados, o sistema tem força o
suficiente para tracionar a moto, mesmo sendo elétrico.
No modelo 2013, as inovações começam no
design com novas carenagens e também novos bagageiros com capacidade de
carga para 150 litros. Em relação aos demais itens tecnológicos, a moto
continua a mesma com piloto automático e regulagem do farol, que permite
ao piloto diferentes configurações, tudo através de acionamento por
botões.
Para manter o conforto do piloto, a
suspensão traseira possui sistema de ajuste eletrônico da pré-carga da
mola, onde o motociclista pode ajustá-la em até 26 posições, de acordo
com cada situação – somente o piloto; piloto e garupa; piloto garupa e
bagagens; etc. Já a dianteira não possui ajuste eletrônico, embora tenha
sistema “anti-drive”, que controla a velocidade de compressão e retorno
reduzindo o “mergulho” no momento da frenagem. Dentro da cidade é
inevitável não se incomodar com a suspensão dianteira, pois qualquer
buraco ou mesmo irregularidades do asfalto a fazem bater o curso final.
Seu conjunto de freios é poderoso e
possui sistema Dual CBS (Combined Brake System) que trabalham em
conjunto para evitar o travamento das rodas. Ou seja, freando com o
manete dianteiro automaticamente ele também acionará o freio traseiro
permitindo uma frenagem mais segura. Apesar de todas estas tecnologias, a
Gold Wing não possui controle de tração, embora este devesse ser um
item de série em uma moto deste porte.
Considerações
Importada do Japão, a Honda Gold Wing
chega ao país com o preço sugerido de R$ 92.000 e concorre com os
modelos de primeira classe em duas rodas. Com toda a certeza esta moto
não pode ser a única na garagem do motociclista, pois sua proposta é
totalmente para viagens e estradas limitando o seu uso em outras
condições.
Atualmente a principal concorrente da
Goldwing esta vendendo mais motos, segundo dados da Fenabrave, no ano
passado a BMW 1600 GTL (R$ 108 mil) vendeu 228 motos, contra apenas 57
do modelo da Honda. Mesmo com preço mais atraente, cremos que faltam
alguns itens para a Gold Wing liderar a categoria. Na estrutura da moto
um controle de tração e ajuste eletrônico na suspensão dianteira seria
um grande passo, na questão de conforto falta também aquecedor de
manoplas e banco e ajuste do para-brisa eletrônico.
No entanto, ainda é uma das motos mais
prazerosas para pegar a estrada. Mesmo com seu peso de 387 quilos (peso
seco), acompanhado de garupa e bagagens, a viagem foi muito boa. A
estabilidade dela impressiona juntamente com o seu torque e visual. Ter
uma dessa na garagem é com certeza um sonho para quem já a pilotou!
O jornalista utilizou no teste Capacete e luvas Honda, Jaqueta Race Tech, Calça HLX e Botas Dainese.Ficha Técnica
Motor OHC, 6 cilindros, 4 tempos,arrefecido a líquido
Tipo de chassi Diamond Cilindrada 1.832cm³
Comprimento x largura x altura 2.629 x 945 x 1.455mm
Sistema de alimentação Injeção eletrônica PGM-FI
Pneu dianteiro 130/70 R18 M/C 63H
Potência máxima 118cv a 5.500rpm
Pneu traseiro 180/60 R16 M/C 74H
Torque máximo 17kgf.m a 4.000rpm
Peso seco* 387kg
Transmissão 5 velocidades
Cores Branco e preto(modelo 2012)
Sistema de partida Elétrico
Capacidade do tanque 25 litros
Preço R$ 92.000,00*
Fotos: Leandro Lodo
Fonte:http://www.moto.com.br/testes/conteudo/honda_gl_1800_gold_wing_potencia_e_conforto_na_medida_certa-63930.html
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