Comparativo – Yamaha Fazer YS 250 x Dafra Next 250
Pré-leitura - Cada moto possui características específicas e cada pessoa que a utiliza tem diferentes experiências. Por isso cada conjunto piloto-motocicleta resulta em uma experiência única. As pessoas tem preferências e gostos diferentes e por isso o Motonline acredita que a escolha da moto é uma escolha pessoal e que não existe uma moto que seja boa igualmente para todos. Por isso nossos comparativos não trazem uma moto “vencedora”. Motonline traz informações sobre diferentes quesitos das motos – visual, performance, dirigibilidade, consumo e “custo x benefício”. O objetivo destas informações é ajudar você a fazer sua escolha e abrir a discussão. O Motonline sempre incentiva a discussão, mas uma discussão construtiva. Sua opinião pode ser diferente da dos demais motociclistas e é isso que enriquece a discussão. Expresse sua opinião, respeite a opinião de todos e Boa leitura!Vamos ver como se comporta a segunda moto 250 mais vendida contra a que desafia o status das duas líderes. A Honda CB300 já foi comparada com a Dafra Next 250, agora é a vez de compararmos a Yamaha Fazer 250 contra essa desafiante, a Next 250.
O nome já incita esse desafio, ela quer ser a sua próxima 250, mas para isso tem que dar conta de duas gigantes do mercado. E ela está num distante terceiro lugar. Nos emplacamentos acumulados de janeiro e fevereiro de 2013, temos 8.091 unidades da CB300, 3.564 da Fazer e apenas 633 motos Next 250. Ou seja: há muito para ser feito em termos de esforço de vendas e serviços para diminuir a distância entre elas. Tarefas para a Yamaha e Dafra.

Next 250 e Fazer YS250 - Seis contra cinco marchas, arrefecimento a líquido contra pistão forjado e estilos agressivos nas duas
A Yamaha tem mais tempo em produção e teve mais desenvolvimento e resolução dos possíveis problemas que eventualmente aparecem num produto. A moto é leve, ágil e tem um desenho que demonstra isso. As grandes abas laterais canalizam o vento para o motor e completam o desenho anguloso com o resto da moto.
A Next 250 vem com o peso da marca taiwanesa SYM que consagrou o scooter Citycom 300 também da Dafra. Conseguiram desfazer a má imagem que essa marca vinha tendo no mercado por causa de alguns maus produtos anteriores.
Revertendo essa tendência a Next adiciona novos bons atributos à marca. Arrefecimento líquido e seis marchas são seus maiores destaques, mas o desenho da moto é um ponto que agrada bastante também. A proteção do radiador lembra um pouco as nakeds maiores do mercado e a carenagem sob o motor reforça esse visual mais agressivo.
Na posição do piloto dá para perceber em cada uma delas que o banco é levemente mais alto na Yamaha (1,5cm), mas os assentos são ambos confortáveis e proporcionam conforto também para um eventual garupa até para viagens mais longas. Na Dafra a coluna fica bem ereta, contra uma posição de pernas um pouco travada, posicionadas muito para trás.
A Fazer tem o motor arrefecido a ar e talvez por isso parece fazer mais barulho mecânico do que a Next. Na saída, acelerando de baixa rotação, tanto a Next quanto a Fazer crescem devagar, mas com firmeza. A partir da média até a alta rotação, a aceleração se torna mais forte até chegar no fim da faixa útil de rotação. Conta ainda com a opção do modelo Blue Flex que pode ser uma boa idéia quando o preço do etanol estiver conveniente.

Belo painel da Next 250 tem todas as funções usuais mais o indicador de marchas em um visual agradável
Suspensão - Nesse quesito a Yamaha sai na frente. Tem ação mais equilibrada nas duas rodas e não mergulha tanto nas frenagens. As duas motos absorvem bem as irregularidades do terreno, mas a Next sofre um pouco mais, principalmente na frente.
Freios fortes e sensíveis nas duas motos, com destaque dos flexíveis revestidos por malha de aço na Dafra. Ainda assim sofre um pouco de excesso de curso, mas a atuação é forte e bem controlada. Na Yamaha eles têm mais sensibilidade, mesmo com os flexíveis normais, e pode-se aplicar com mais vontade o dianteiro porque o mergulho da suspensão é menos pronunciado. Bons resultados com ótimo controle na pilotagem.

Geometria-comparando
Next 250 e YS250 Fazer percebe-se como são parecidas nas suas medidas,
mas muito diferentes na dinâmica da pilotagem
Dai acarreta um problema que se não fosse o sistema construtivo do chassi das duas motos o resultado poderia ser outro. O trail menor da Next demanda uma estruturação mais rígida do chassi, para suportar as forças internas maiores. A geometria levemente mais rápida (esportiva) provoca essas forças adicionais na estrutura da direção que a Yamaha acaba por suportar melhor. Tanto pela medida maior de trail quanto pela própria construção do chassi, que com o berço duplo e amarração mais convencional do eixo da balança, dá maior estabilidade estrutural, ao contrário do tubo único tipo “backbone” da Dafra, com barras transversais para a amarração da balança.

Frentes parecidas (Fazer à esq. Next à dir.) mas a Next conta com uma pequena carenagem à frente dos instrumentos
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