Teste: Honda CRF 250L, lazer do dia-a-dia ao fim de semana

Leandro Lodo
Quase todo motociclista aventureiro tem a
difícil missão de levar o seu "brinquedo" ao parque de diversões, o
mundo off-road. Pensando nisso, a Honda lançou recentemente no Brasil o
modelo CRF 250L, uma motocicleta com proposta dupla: ser eficiente no
dia-a-dia e proporcionar lazer aos fins de semana.
Equipada com os elementos básicos de uma
moto utilizada no perímetro urbano (setas indicativas, painel digital
com velocímetro e espelhos retrovisores) e podendo ser emplacada, o
modelo não precisa ser transportado na "caçamba da pick-up" até o fora
de estrada, mas será que a CRF 250L cumpre o que promete, ser boa no
asfalto e na terra? Saiba a resposta dessa pergunta em mais um teste do
MOTO.com.br.
Off-Road
Chegar até a terra pilotando sua moto off-road realmente é incrível, mas passar direto por um trânsito "parado" sem a moto na caçamba, é ainda melhor. O modelo é equipado com um motor 4 tempos de 249,6 cc arrefecido a líquido e tem potência máxima de 23,1 cv a com um torque de 2,24 kgf.m.
Chegar até a terra pilotando sua moto off-road realmente é incrível, mas passar direto por um trânsito "parado" sem a moto na caçamba, é ainda melhor. O modelo é equipado com um motor 4 tempos de 249,6 cc arrefecido a líquido e tem potência máxima de 23,1 cv a com um torque de 2,24 kgf.m.
Apesar de serem números pequenos, seu
peso é baixo (139 kg seco) tornando a relação peso/potência suficiente
para encarar subidas íngremes e terrenos extremamente acidentados. Não é
difícil levantar a roda da frente ao passar por um obstáculo!
Segundo a própria Honda, seus pneus são
de uso misto, porém 70% são destinado ao uso Off-Road com grandes
cravos. Sua ciclística na terra é excepcional, garantia certa de um fim
de semana perfeito, porém você pode ter um pouco de dificuldade ao
voltar para casa se algum acidente acontecer e você ficar sem um dos
retrovisores ou uma das setas indicativas, por exemplo.
Seus freios, dianteiro e traseiro a
disco sem ABS são ideais para o uso Off-Road, mas se tivermos que
elencar o maior diferencial da CRF 250L, com certeza ficamos com o seu
conjunto de suspensão. Na dianteira, as bengalas são invertidas,
enquanto na traseira a suspensão é do tipo link, ambas possuem um longo
curso sem deixar a moto "solta" e formam um conjunto extremamente
equilibrado.
On-Road
Já no dia-a-dia, podemos considerar que o modelo atende as necessidades, mas quem quer ser bom em tudo...! Seus pneus possuem grandes cravos e, como dissemos anteriormente, são mais voltados para o off-road, o que sobra é voltado para on-road. Isso se o asfalto não estiver molhado, aí é melhor não se arriscar fazendo curvas muito fechadas.
Já no dia-a-dia, podemos considerar que o modelo atende as necessidades, mas quem quer ser bom em tudo...! Seus pneus possuem grandes cravos e, como dissemos anteriormente, são mais voltados para o off-road, o que sobra é voltado para on-road. Isso se o asfalto não estiver molhado, aí é melhor não se arriscar fazendo curvas muito fechadas.
Seu conjunto de suspensão encara bem o
mundo off-road, no perímetro urbano ela esbanja competência, o melhor da
categoria. Entretanto, não adianta ter um bom conjunto de suspensão se
você não consegue ir muito longe, seu pequeno tanque de 7,7 litros
proporciona uma autonomia pequena, pouco mais de 150 km (consumo entre
23,2 e 24,5 km/l). Além disso, é quase impossível levar garupa no
estreito e pequeno banco da CRF 250L.
Quanto a ciclística no asfalto... ai a
ciclística! Apesar de um brinquedinho prazeroso para o dia-a-dia, seus
pneus voltados par o off-road deixa a ciclística um pouco quadrada.
Durante as curvas, é fácil perceber que a CRF 250L tende a sair pela
tangente, diferente do uso no off-road onde é mais fácil tirar o guidão
de lado e fazer com que a moto grude no chão. Quem for utilizar a
motocicleta apenas no perímetro urbano é melhor realizar a troca dos
pneus.
Desfecho
A Honda CRF 250L chegou ao Brasil com a interessante proposta dupla, ser útil para o dia-a-dia e o "brinquedo" dos finais de semana. Porém, o modelo atende mais a segunda opção do que a primeira, principalmente pelos seus pneus voltados mais para o uso off road, seu pequeno tanque e seu banco quase impossível de levar garupa.
Desfecho
A Honda CRF 250L chegou ao Brasil com a interessante proposta dupla, ser útil para o dia-a-dia e o "brinquedo" dos finais de semana. Porém, o modelo atende mais a segunda opção do que a primeira, principalmente pelos seus pneus voltados mais para o uso off road, seu pequeno tanque e seu banco quase impossível de levar garupa.
Embora esses motivos sejam relevantes, o
que "pega" mesmo é o preço público sugerido de R$ 18.490, valor este
devido a importação do modelo, que vem da Tailândia. Com um pouco mais,
você pode adquirir uma Honda XRE 300 (13.290, standard) e ainda procurar
uma moto Off-Road nos classificados do MOTO.com.br - tem Honda CRF 230F
2007 por R$ 7.000.
Ficha técnicaHonda CRF 250L 2013
Motor: Monocilíndrico, 249,6 cm³, 4 válvulas, refrigeração líquida
Potência: 23,1 cv a 8.500 rpm
Torque: 2,24 kgfm a 7.000 rpm
Câmbio: Seis marchas
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo do Chassi: Berço semi duplo
Dimensões: 2.195 mm x 815 mm x 1.195 mm (CxLxA)
Pneu dianteiro: 3.00 - 21 51p
Pneu traseiro: 120/80-18m/c 62p
Peso: 139 kg seco
Tanque: 7,7 litros
Cor: Vermelho
Preço: R$ 18.490
Fotos: Paulo Souza
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário