Yamaha Fazer 250 BlueFlex: Liberdade na hora de abastecer
20 de Setembro de 2012
Aladim Lopes Gonçalves
A Yamaha adota uma estratégia ousada no Brasil e lança no mercado a primeira moto com motor
250cc com a tecnologia bicombustível, que permite rodar com gasolina
e/ou etanol no tanque. Trata-se da Fazer 250 BlueFlex que estreou com
grande expectativa no mercado no final de julho de 2012.
Para funcionar com os dois
combustíveis no tanque a Fazer precisou receber alguns aprimoramentos,
como painel com sistema de diagnóstico integrado e luz BlueFlex,
pré-filtro no tanque de combustível,
válvulas de palhetas, filtro externo de combustível, nova vela de
ignição, além de tratamento especial em zinco no interior do tanque
para trabalhar com o etanol, que por causa do álcool é mais corrosivo
que a gasolina.
A nova tecnologia trouxe
fôlego novo para a Fazer 250, cujo lançamento remota o ano de 2005
ostentando o título de primeira motocicleta nacional de média cilindrada
com injeção eletrônica de combustível. Mesmo com o passar dos anos a
moto oferece um visual atual, motor robusto e uma ciclística bem
acertada. Uma receita eficiente para os motociclistas que precisam rodar
bastante no trânsito urbano das grandes cidades.
Em relação ao preço, um
aspecto decisivo na hora de medir a relação custo e benefício, o da
Fazer Blue Flex não teve tanto impacto, ficando um pouco acima de R$ 400
na comparação com a versão antiga, movida apenas a gasolina. O preço
sugerido para a Fazer com a tecnologia bicombustível é de R$ 11.690.
Apesar das inovações tecnológicas
trazidas pelo sistema flex fuel, o motor monocilíndrico de 249 cm³ da
não teve melhorias de rendimento em função de poder trabalhar com
etanol, permanecendo com as especificações antigas, com potência de 21
cavalos a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6.500 rpm. A taxa de
compressão também continuou sem alterações (9,8:1).
Para quem já conhece o modelo e sabe das
suas qualidades não deve se surpreender tanto. A posição de pilotagem é
alta e relaxada, oferecendo um bom nível de conforto para o
motociclista. O painel de instrumentos mescla velocímetro digital e
conta-giros analógico, com um tom de iluminação que favorece a leitura
das informações.
Em relação ao comportamento do motor não
há mudanças significativas de desempenho, mas o acerto para rodar com
etanol e gasolina apresenta um funcionamento linear. Virar a chave e dar
partida foi um procedimento tranquilo, mesmo usando 100%
de combustível vegetal no tanque, que comporta 19,2 litros.
Andando no trânsito urbano da cidade de
São Paulo com a Fazer 250 BlueFlex é possível se desvencilhar de
congestionamentos com extrema facilidade. Seu porte compacto e esguio
permite passar pelos carros com tranquilidade e o guidão esterça
bastante, ajudando nas manobras mais complicadas. Na estrada, o
desempenho da moto é satisfatório e permite fazer viagens médias e
curtas sem fadiga para o motociclista.
Alternando os abastecimentos com etanol e
gasolina, no ambiente rodoviário e urbano, a Fazer 250 Blue Flex
registrou um nível de consumo variando entre de 23 km e 27 km por litro
de combustível, ou seja, números que podem ser considerados bem próximos
dos aferidos com a versão anterior, que funcionava apenas com gasolina.
Para quem pretende viajar com a Fazer
BlueFlex é importante ressaltar que a autonomia da moto cai em torno de
30% com o uso apenas de etanol no tanque. Por isso, na hora de pegar a
estrada, é importante considerar se é mais vantajoso o abastecimento com
gasolina ou etanol em função do preço do combustível e do tamanho do
percurso.

O
câmbio de cinco velocidades apresenta um funcionamento preciso com os
engates das marchas bem justos e sem “tropeços”. A relação de marchas
tem um escalonamento bastante elástico, possibilitando andar em baixa
velocidade sem problemas, mesmo em 4ª e 5ª marchas. Essa característica
fica bem nítida com o propulsor trabalhando em uma faixa de rotação
entre 3.000 rpm e 5.000 rpm.
A suspensão da Fazer 250 BlueFlex repete
a fórmula da versão tradiconal, com amortecedores telescópicos com 120
mm de curso na dianteira e sistema monoamortecido na traseira. O
conjunto absorve bem as imperfeições das pistas e oferecem boa
estabilidade, mesmo durante manobras e curvas. Os freios com disco
simples (roda dianteira e traseira) parecem bem dimensionados para o
porte da moto e garantem frenagens seguras.
Com um design renovado, baseado na linha
superior XJ, a Fazer BlueFlex tem tudo para agradar os entusiastas da
marca japonesa, especialmente para os motociclistas que conhecem a linha
Fazer e para aqueles que buscam fazer um upgrade das 125cc. Sua única
concorrente direta no segmento, a CB 300R (com preço sugerido a partir
de R$ 11.690), apesar do motor maior, ainda não dispõe do sistema flex
fuel. A tecnologia bicombustível deve chegar ao modelo da Honda em 2013.
O jornalista usou no teste capacete Bell, jaqueta Race Tech, luvas Tutto Moto e calça e botas HLX Racing
FICHA TÉCNICA
Motor Monocilíndrico, 250 cm³, OHC, quatro tempos, refrigerado a ar com radiador a óleo
Potência 20,7 cv a 8.000 rpm
Torque 2,1 kgfm a 6.500 rpm
Alimentação Injeção eletrônica
Câmbio Cinco marchas com transmissão final por corrente
Quadro Berço duplo em aço
Suspensão Garfo telescópico com 120 mm de curso (dianteira); balança monoamortecida com 120 mm de curso (traseira)
Freios Dianteiro a disco de 282 mm; traseiro a disco de 220 mm
Rodas e pneus 100/80 17 M/C 52S (dianteira) e 130/70 17 M/C 62S (traseira)
Dimensões 2.065 mm x 745 mm x 1.065 mm (CxLxA); 1.360 mm (entre-eixos); 190 mm (altura do solo); 805 mm (altura do assento ao solo)
Tanque 19,2 litros (4,5 l na reserva)
Peso 137 kg (seco) e 154 kg (ordem de marcha)
Preço R$ 11.690
Motor Monocilíndrico, 250 cm³, OHC, quatro tempos, refrigerado a ar com radiador a óleo
Potência 20,7 cv a 8.000 rpm
Torque 2,1 kgfm a 6.500 rpm
Alimentação Injeção eletrônica
Câmbio Cinco marchas com transmissão final por corrente
Quadro Berço duplo em aço
Suspensão Garfo telescópico com 120 mm de curso (dianteira); balança monoamortecida com 120 mm de curso (traseira)
Freios Dianteiro a disco de 282 mm; traseiro a disco de 220 mm
Rodas e pneus 100/80 17 M/C 52S (dianteira) e 130/70 17 M/C 62S (traseira)
Dimensões 2.065 mm x 745 mm x 1.065 mm (CxLxA); 1.360 mm (entre-eixos); 190 mm (altura do solo); 805 mm (altura do assento ao solo)
Tanque 19,2 litros (4,5 l na reserva)
Peso 137 kg (seco) e 154 kg (ordem de marcha)
Preço R$ 11.690
Fotos: Paulo Souza
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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